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ALIMENTE-SE COM ESTA PALAVRA

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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tema: alimentação saudável,e seus benefícios,mal alimentação e suas conseqüências:



Introdução,Nutrição na Bíblia,VERSO PARA MEMORIZAR: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31)Apesar de certamente sermos mais do que aquilo que comemos, o que comemos nos ajuda a fazer o que somos. O sangue, os ossos, a gordura e os tecidos são alimentados pela comida que pomos em nosso corpo. Sabemos que, se deixássemos de comer, morreríamos. Sabemos também que, de muitas maneiras, o alimento determina como será nosso ser físico. Qualquer pessoa que já tenha comido demais, ou comido coisas erradas, e ficado doente, sabe quanto a alimentação nos afeta fisicamente – e mentalmente, também. Realmente, a alimentação pode afetar nossos pensamentos, e isso não deve nos assustar, porque o cérebro é o centro do pensamento, e é afetado pelas comidas que o alimentam.
a)vamos examinar a alimentação, esse componente muito importante de um estilo de vida saudável.A boa alimentação é um fator importante na manutenção de um estilo de vida saudável.(A alimentação original:De que era composta a alimentação original? Gn 1:26-30. Que lição se pode observar do fato de que tanto a humanidade quanto os animais tinham uma alimentação semelhante?Deus plantou um jardim cheio de frutas e nozes para a nutrição de nossos primeiros pais. Só podemos especular sobre as diferenças entre esse pomar e o que está disponível a nós hoje, e imaginamos que havia uma ampla variedade de delícias coloridas e saborosas, grande variedade de frutas e nozes na variada abundância fornecida por Deus. Podemos imaginar a árvore da vida, plantada junto ao belo rio, dando doze safras de frutas todos os meses. As folhas eram para a cura de todos os povos e para a prevenção de todas as doenças e enfermidades. É assim que o apóstolo João descreve a árvore em Apocalipse22:2, 3;
c- A pesquisa científica confirma que uma alimentação vegetariana é mais saudável que a dieta com base na carne cheia de gordura saturada.O Estudo Sobre a Saúde, conduzido pela Universidade de Loma.(Linda, comparou os membros,um grupo de pessoas,irmãos CristãoS nos Estados Unidos,Quando os que escolhiam uma alimentação ovo-lacto-vegetariana (alimentam-se mais de vegetais, ovos e leite) eram comparados com os onívoros, que incluíam na alimentação carnes vermelhas e brancas, os vegetarianos tinham menos doenças do coração, menos tipos de câncer, menos hipertensão, menos diabetes, menos demência e menos osteoporose – o que conduz a maior expectativa de vida. Os vegetarianos, têm de oito a dez anos a mais de vida saudável pelo fato de se alimentarem de cereais integrais, frutas, legumes, verduras e nozes.Eles também comem menos cereais refinados, açúcar e alimentos prontos.
d- Outros estudos conduzidos na Europa, na Austrália e na América do Sul confirmam os mesmos resultados, e mais de quatrocentos relatórios sobre a saúde destes grupos de pessoas , foram publicados recentemente em revistas científicas.(Como cristãos, não devemos esquecer o fato de que o primeiro pecado da humanidade estava relacionado com o apetite. Adão e Eva foram orientados a não comer de determinada árvore (Gn 2:16, 17)e, ainda assim, eles comeram dela (Gn 3:6).Isso foi pecado, puro e simples. Consequentemente, por mais que sejamos cuidadosos em não fazer da alimentação um ídolo, não devemos diminuir sua importância. Em meio a tantas vozes, precisamos buscar sabedoria a fim de encontrar o equilíbrio correto no que devemos comer e beber. 
e)Que mudança sobreveio à alimentação humana por causa do Dilúvio? Por que aconteceu isso? Como essa mudança reflete uma desarmonia muito maior provocada pelo pecado? Gn 9:3, 4; Compare com Gn 1:26-30.Só depois do Dilúvio, com a destruição da vegetação, Deus deu permissão à humanidade para comer os animais. Que significativa mudança no relacionamento entre o homem e os animais! Hoje, estamos tão acostumados a isso que certamente nem percebemos quão dramática deve ter sido essa modificação.Que distinção entre os animais já estava presente desde antes do Dilúvio? Gn 7:1, 2; 8:20. Como esses versos afastam a ideia de que a distinção entre as carnes limpas e imundas começou com a nação judaica?não havia nenhum judeu ou nação judaica naquele momento? Sem dúvida, quando Deus chamou os judeus e os tornou um povo separado sob a aliança com Ele, deu-lhes também uma revelação detalhada da distinção relativa aos animais limpos e imundos. Levitico 11 e Deuteronômio 14 fornecem descrições muito extensas sobre esse tema.
No entanto, existe certo debate nos meios teológicos e até no mundo médico com respeito às razões para a distinção, mas o componente da saúde parece um dos motivos mais óbvios. Muitos dos animais considerados imundos não constituem exatamente as coisas mais sadias que uma pessoa pode introduzir em seu corpo (como ratos, porcos, serpentes e abutres), não é verdade? Se, como acreditamos, Deus quer que cuidemos de nosso corpo, faria algum sentido que Ele nos mostrasse as coisas que não servem para nossa alimentação? 
(Alimentação no Novo Testamento) a)a distinção entre alimentos limpos e imundos não começou com a nação judaica. Não obstante, muitos hoje afirmam que, nos tempos do Novo Testamento, a Bíblia removeu essa distinção, e que agora não importa o que as pessoas comem.No entanto, se você pensar um pouco, esse raciocínio realmente não tem sentido. Afinal, a alimentação tem um papel importante em nossa saúde; portanto, é muito difícil imaginar por que o Novo Testamento não haveria de mostrar preocupação com a alimentação, que é tão importante para o viver saudável.Paulo escreveu a Timóteo falando sobre a restrição a certos alimentos. O que Paulo disse? Isso significa que agora podemos comer carnes impuras? 1Tm 4:1-5.Neste caso particular, Paulo estava lidando com heresias futuras que proibiriam os cristãos de participar de duas coisas que Deus deu à humanidade na criação: alimentos e casamento. Os alimentos envolvidos são todos aqueles alimentos que Deus criou para o consumo humano.
b)Em suas cartas aos Romanos e aos Coríntios (Rm 14; 1Co 8:4-13; 10:25-28), Paulo se referiu às dúvidas dos cristãos a respeito da prática difundida no mundo gentio de comer a carne oferecida aos ídolos. Primeiramente, os cristãos se perguntavam se o comer dessa comida era um ato de adoração pagã. Os fortes na fé não acreditavam assim e que, portanto, podiam comer de todos os comestíveis oferecidos aos ídolos. Os que não tinham tanta fé usavam só legumes, que geralmente não eram oferecidos aos ídolos. Paulo orientou que ninguém deveria menosprezar os que só comiam legumes nem julgar os que “comem todas as coisas” aceitáveis como alimento.O que há de errado em usar Atos 10 como prova de que o Novo Testamento acabou com a distinção entre alimentos puros e impuros? Veja At 10:28.Qual é sua condição a respeito de toda essa questão de alimentação? Que melhoras você sabe que deve fazer quanto ao que come ou até na quantidade que come? 
c)Alimentação equilibrada:Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho. Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos” (Pv 23:19-21)Que importante princípio de saúde achamos nestes versos? Como podemos aplicar esse princípio a nós mesmos, na área de saúde e temperança?A fim de saber quais são os melhores alimentos, cumpre-nos estudar o plano original de Deus para o regime do homem... Cereais, frutas, nozes e verduras... preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam força, resistência e vigor intelectual que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante.O simples fato de alguém ser vegetariano não significa automaticamente que tem uma alimentação saudável; ao mesmo tempo, só porque alguém come alguma carne não significa automaticamente que esteja desonrando o templo de seu corpo.
d)Outros fatores de uma boa alimentação também são importantes. Você pode ser vegetariano mas, ao mesmo tempo, estar consumindo gordura demasiada, sal demasiado ou açúcar demasiado, e todos esse excessos podem levar a sérios problemas de saúde, como diabetes, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e câncer. Ou você pode simplesmente estar comendo demais. Você pode seguir a mais rígida alimentação vegetariana possível, mas, pelo fato de comer demais, pode ter excesso de peso, com algumas consequências de saúde muito negativas. Na alimentação, como em todas as coisas, a moderação é importante. Mesmo a boa alimentação, em demasia, pode ser prejudicial à saúde. Em geral, a ideia é ingerir uma ampla variedade de alimentos saudáveis, certamente suficientes para atender a todas as suas necessidades nutricionais e, ao mesmo tempo, não comer demais nem sobrecarregar o sistema. Como em tudo, no que se refere à saúde, o equilíbrio é a chave. 
Alimentação hoje: a) “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:17). Como devemos entender estas palavras no contexto da questão da alimentação e saúde? Quais são alguns dos extremos que precisamos evitar?devemos ser muito gratos pelos conselhos que nos foram dados sobre a saúde. A melhor ciência médica confirma os princípios básicos do tipo de alimentação que defendemos.( Uma mulher e serva de Deus, em:1909 nos Estados Unidos: ela aconselhou: “Não estabelecemos regra alguma para ser seguida no regime alimentar, mas dizemos que nos países onde há muitas frutas, cereais e nozes, os alimentos cárneos não constituem alimentação própria para o povo de Deus. traduzindo em outras palavras:Em outras palavras, se estivermos em condições de comer assim, devemos procurar fazer isso. Essa opção não nos torna justos, não nos faz santos, e certamente não nos põe em posição de julgar os que não comem como achamos ser melhor.
b)os nutricionistas exibem frequentemente que é chamado de pirâmide alimentar, um diagrama que mostra quais são os melhores alimentos e as quantidades que devem ser consumidas. Na base da pirâmide estão os cereais integrais: pães, massas e arroz integrais. Esses devem ser ingeridos nas maiores quantidades,cerca de seis a onze porções por dia.O nível seguinte inclui frutas e vegetais, recomendando aproximadamente cinco a nove porções por dia. Logo vêm os laticínios e ovos, cerca de duas a três porções por dia. Esses podem ser importantes para os vegetarianos, a fim de obter vitamina B12 suficiente na alimentação.Os completos vegetarianos devem tomar suplementos de vitamina B12.O grupo seguinte,quase no topo (o que significa que deviam ser comidos quantias muito pequenas)inclui legumes, nozes, sementes e, para os vegetarianos,alternativas à carne.Uma alimentação não vegetariana incluiria peixe, aves e carnes, mas só em quantidades moderadas.Finalmente,no topo o que significa que se deve consumir,pequena quantidade
Palavra final: Nossa saúde é um dom precioso. A alimentação desempenha um papel importante na saúde. Então, seria sábio buscar o melhor que pudermos no que comemos. É importante exercer a autodisciplina e autocontrole quando somos tentados a comer o que sabemos que não é bom para nós. Deus nos deu essas verdades para nosso benefício. Quando as ignoramos, prejudicamos a nós mesmos e, como é frequentemente o caso, os outros também são levados a sofrer. 
( observação:A Importância de uma boa Mastigação) Mastigue todos os alimentos de forma lenta e pausada, saboreando-os melhor e durante mais tempo, facilitando os processos de digestão e de percepção de saciedade.Sabia que as pessoas que se alimentam mais rapidamente tendem a ingerir uma quantidade de alimentos superior às suas necessidades? E que muitas vezes estes hábitos de consumo se repercutem numa maior dificuldade em gerir o peso corporal? A mastigação lenta e eficiente dos alimentos e a sua ingestão compassada - com pequenas pausas entre cada deglutição - é o ponto-chave no nosso dia alimentar.
( ALIMENTAÇAO NAO SAUDÁVEL E SUAS CONSEQUENÇIAS AO NOSSO CORPO: Introdução:12.ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS “INIMIGOS DO DIA –A - DIA” Os alimentos não saudáveis são os alimentos ricos em gorduras, açúcar, aditivos alimentares e pobres em nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.Para que as pessoas de uma maneira geral possam entender o que significa uma alimentação não saudável
a).EXEMPLOS DE ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS: Folhados,Porque fazem mal? Porque são os campeões de calorias e gordura. São feitos, com varias folhas de massa e para estas ficarem soltas, cada uma é barrada com uma camada de gordura. Batatas fritas. Porque fazem mal? Porque são muito ricas em gordura, e provocam a tensão alta. Em crianças, o excesso de sal pode significar mesmo uma sobrecarga renal. Fiambre Porque fazem mal? O fiambre tem um elevado teor de sal e gordura saturada. Este tipo de alimentação dão origem aos enfarte (ocorrem quando um dos vasos sanguíneos do músculo cardíaco fica obstruído). Cachorro Quente. Porque fazem mal? Porque todos os seus componentes são elevados em gordura, pelo que o conjunto é “uma bomba calórica.
b)No mundo moderno onde os indivíduos dispõem de muito pouco tempo para realização de uma boa alimentação adotando uma dieta equilibrada, fica cada vez mais evidente que o aumento do número de pessoas obesas está relacionado diretamente a adoção de uma alimentação não saudável, que pode inclusive influenciar no aparecimento de alguns problemas no organismo do indivíduo. 
c)Atuação dos Alimentos no Corpo Humano:uma das principais definições que podem ser atribuídas aos alimentos é qualquer substância líquida ou sólida que proporciona ao organismo humano matéria e energia suficientes para promover seu desenvolvimento além de possuir as propriedades de regulação e proteção, sendo que os nutrientes são os componentes dos alimentos que cumprem essas funções.Além disso é interessante ressaltar que alguns alimentos apresentam em sua composição, além de fibras alimentares, água que são dois elementos de importância vital para o bom funcionamento orgânico dos indivíduos. A unidade energética dos alimentos é denominada caloria que é contabilizada a partir da ingestão de alimentos que são mais ou menos calóricos nas refeições realizadas. 
d)Desse modo a definição de alimentação não saudável poderia ser resumida como o consumo de alimentos altamente calóricos, normalmente ricos em gorduras, com alto teor de sal, com muito açúcar, ou os que levam aditivos químicos que são extremamente pobres em nutrientes que são essenciais ao funcionamento harmônico do corpo humano.os alimentos não saudáveis são todos aqueles que são pobres em nutrientes que são muito importante para manter o organismo humano saudável, e ricos em calorias, gordura,sal, açúcar ou aditivo,que em alguns casos podem trazer prejuízos à saúde dos indivíduos que costumam consumi-los com frequência...
e)Dessa maneira uma dieta rica em alimentos não saudáveis seria composta basicamente dos seguintes alimentos:•Batatas Fritas: Extremamente ricas em gorduras e sal as batatas fritas são alimentos que podem favorecer a pessoa que tem predisposição, a apresentar um aumento da pressão arterial. Principalmente em crianças e adolescentes os especialistas alertam que o excesso de sal consumido nesse tipo de alimentação pode afetar o funcionamento normal dos rins; •Alimentos Folhados: Os folhados são alimentos feitos com várias camadas de massa e por isso mesmo ricos em gorduras que são usadas para que as camadas fiquem soltas caracterizando o alimento. Além disso são muito calóricos o que pode resultar em indivíduos sedentários o aumento de peso corporal causando sobrepeso ou obesidade.
Falando da obesidade,conseqüência de uma mal alimentação,e suas seguintes doenças:O que é? Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo. Como se desenvolve ou se adquire? Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente socioeconômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem, especialmente em sua saúde e nutrição.
a)A obesidade é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situação se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores. Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingesta  alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingesta. O aumento da ingesta pode ser decorrente da quantidade de alimentos ingeridos ou de modificações de sua qualidade, resultando numa ingesta calórica total aumentada. O gasto energético, por sua vez, pode estar associado a características genéticas ou ser dependente de uma série de fator
b)A obesidade é fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios que podem ser:(Hipertensão arterial,Doenças cardiovasculares,Doenças cérebros-vasculares,Diabetes Mellitus tipo II,Câncer,Osteoartrite,Coledocolitíase.
Finalizando:Não requer dinheiro, um local especial e nem possui contra-indicações. Pelo contrário, é um grande aliado na prevenção de doenças.Nesta época, em que o tempo dedicado à prática de exercícios físicos é cada vez mais escasso, transformando as tensões do dia a dia no trabalho, no trânsito e nos afazeres domésticos em stress, sobressai o grande valor da caminhada a pé: um exercício saudável, que não discrimina as pessoas nem por idade nem por nível sócio-cultural. Está ao alcance de todos, homens, mulheres, adultos, jovens, crianças e idosos A atividade física está intimamente ligada à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, reduz relativamente a pressão arterial, reduz os níveis de gordura no sangue (controla o colesterol), a circulação nas veias e nas artérias do organismo, assim como diminui o stress emocional, reduz o peso, atua na prevenção da osteoporose melhora a auto-estima e propicia boas noites de sono.aproveite suas pernas abençoadas e dada por Deus,para caminhar e exercitar!
Palavra final:( A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:19-20 “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo João 2 “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma,A Bíblia diz em Êxodo 15:26 “Ele disse: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara) Então amados,isto é um mandamento do altíssimo cuidar de nosso corpo,templo de Deus,vamos começar a praticar e viver esta verdade em nossas vidas,pois é boa perfeita e agradável,pois são ensinamentos la do alto do Criador,ao seu povo!! a Deus toda honra e gloria,pois nós deu o melhor desta terra,para viver saudável!

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