Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer. ( Hebreus 8:13)
PENSAMENTO: O propósito desse estudo é definir claramente a diferença entre os dois pactos, as duas alianças, para que possamos servir a Deus da forma que Ele se agrada, e possamos produzir frutos para a glória de Deus.
1. A LEI: O VELHO PACTO ERA PARA A CARNE.
a) Sem lei o pecado está morto.
(Rm.7:8) - Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência(1); porque, sem lei, está morto o pecado.b) Foi introduzida para que o pecado abundasse.
(Rm. 5:20) - Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça. c) A lei é santa, justa e boa.
(Rm. 7:12) - Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.d) Ninguém a pode cumprir.
(Rm.8:3) - Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado.
(Jo 7:19) - Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei...
(At 7:53) - Vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes.e) Quem a ofender num ponto é culpado de todos.
(Tg. 2:10) - Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.f) Foi nosso aio para levar-nos a Cristo.
(Gl.3:24) - De maneira que a lei nos serviu de aio(2) para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.g) Não foi dada para o justo, mas para o transgressor.
(1ª Tm.1:9) - tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas(3) e matricidas(4), homicidas.h) A lei não é da fé.
(Gl.3:12) - Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.
a) Sem lei o pecado está morto.
(Rm.7:8) - Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência(1); porque, sem lei, está morto o pecado.b) Foi introduzida para que o pecado abundasse.
(Rm. 5:20) - Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça. c) A lei é santa, justa e boa.
(Rm. 7:12) - Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.d) Ninguém a pode cumprir.
(Rm.8:3) - Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado.
(Jo 7:19) - Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei...
(At 7:53) - Vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes.e) Quem a ofender num ponto é culpado de todos.
(Tg. 2:10) - Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.f) Foi nosso aio para levar-nos a Cristo.
(Gl.3:24) - De maneira que a lei nos serviu de aio(2) para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.g) Não foi dada para o justo, mas para o transgressor.
(1ª Tm.1:9) - tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas(3) e matricidas(4), homicidas.h) A lei não é da fé.
(Gl.3:12) - Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.
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