ESTE BLOG SERÁ UM CANAL DE EVANGELIZAÇÃO PARA TODOS OS POVOS .

QUE POSSAMOS AJUDAR A QUEM PRECISA COM NOSSAS PALAVRAS DE CONFORTO, DE TESTEMUNHO E DE FÉ. QUE O SENHOR ABENÇOE RICAMANTE CADA UM DE VOCÊS QUE ACESSAR SE TORNAR SEGUIDOR. PAZ DO SENHOR A TODOS!

E POR MIM TAMBÉM!

E POR MIM TAMBÉM!

LEMBRAR SEMPRE!

LEMBRAR SEMPRE!

Ouça o que DEUS quer te dizer!


ALIMENTE-SE COM ESTA PALAVRA

ALIMENTE-SE COM ESTA PALAVRA

sábado, 30 de março de 2013

A AUTORIDADE DO CRENTE




A AUTORIDADE DO CRENTE

"E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder [poder e autoridade] sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.... E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte." (Lucas 9:1-2,6)

"E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios." (Marcos 3:14-15)


- O MINISTÉRIO DA AUTORIDADE

As palavras de Jesus são impressionantes quando aceitas como foram faladas. Elas são claras e poderosas.

"E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade." (Lucas 4:32)

Como é grande o desafio de aceitarmos Suas palavras exatamente como Ele as falou e começarmos a desempenhar o ministério como Ele ordenou!


- PODER CONCEDIDO AO CRENTE

Sempre dizemos a todos que não olhem para nós, prometendo-lhes somente desapontamento se esperarem receber benefício de nós. Dizemo-lhes que não temos coisa alguma.

Pedro falava diferente de nós.

Nós dizemos: "Não olhem para nós, porque não temos nada".

Mas Pedro disse: "Olha para nós (...) o que tenho, isso te dou." (Atos 3:4,6)

- É possível que isso explique a diferença nos resultados?

Depois que Pedro disse ao coxo para levantar-se  e caminhar em Nome de Jesus, explicou que era o poder de Cristo ressurreto que operava o milagre:
"Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, quando este havia resolvido soltá-lo." (Atos 3:12-13)

No entanto, esse poder estava em Pedro, e ele é prometido a cada cristão conforme Atos cap 2 verso 39:

"Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor nosso Deus chamar."

As pessoas, hoje, acham que Pedro fez bem em dizer: "Olha para nós"; mas, se disséssemos o mesmo, seria blasfêmia.

O fato é que os cristãos de hoje têm o mesmo poder e autoridade que Pedro tinha.

Todos os que crêem podem fazer as mesmas coisas que os cristãos faziam ao concretizarem as palavras da comissão de Jesus.

Se estivermos plenos desse poder, também poderemos dizer: "O que tenho, isso te dou", e ver os enfermos e coxos restaurados.

Herodes ouvia falar das obras dos doze discípulos e de seu ministério. Convicto de seus pecados por haver decapitado João Batista, estava em dúvida, porque alguns diziam que João ressuscitara dos mortos; e outros que Elias tinha aparecido; e outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado:
"Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava, e ficou muito perplexo, porque diziam uns: João ressuscitou dos mortos; outros: Elias apareceu; e outros: Um dos antigos profetas se levantou." (Lucas 9:7-8)

Não um profeta ressuscitado, mas somente simples pescadores.

Não foi Moisés quem fez essas coisas. Elias não havia reaparecido. João, que Herodes havia degolado, não ressuscitara dos mortos. Era Pedro, o pescador, um dos discípulos do Senhor Jesus Cristo.

As pessoas, atualmente, são como Herodes naquele tempo. Pensam em grandes homens de Deus ou santos especiais que andaram com Deus e foram usadas por Deus em épocas passadas e devaneiam: "Se um desses ressuscitasse da morte, poderíamos ver grandes coisas".

Deus usou pessoas em outras gerações, mas hoje é o seu tempo. Agora, Ele quer usar você, pois é um cristão.

"Estes sinais seguirão aos que crerem" (Marcos 16:17a). - Isto inclui VOCÊ.

Você diz: "Eu sou tão pequeno e fraco". No entanto, Deus usa pessoas assim.

 
  • Moisés disse isso: "Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?" (ÊXODO 3:11); - "Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu" (Êxodo 4:1); - "Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua" (Êxodo 4:10).
  • Isaías disse isso: "Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!" (Isaías 6:5).
  • Jeremias disse isso: "Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino" (Jeremias1:6).
Como você vê, isso dá a Deus a oportunidade de escolher as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, e as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes (I Coríntios 1:27).

- VOCÊ PODE SER UM VENCEDOR!

Cristão, você pode fazer tudo o que Deus ou Seu Filho, Jesus, autoriza. Se Jesus afirmou: "Imporão as mãos sobre os enfermos, e os curarão", é exatamente isso que acontecerá quando você impuser as mãos sobre os enfermos, confiando que Deus cumprirá Sua Palavra.

Se Jesus declarou: Em meu nome expulsarão demônios, e nos deu autoridade sobre todos os demônios, como a Bíblia afirma, então, ao ordenar que um demônio saia de um endemoninhado, o espírito terá de obedecer-lhe, se você crer e esperar que Deus cumpra Sua Palavra.

Se Jesus queria dizer alguma coisa, Ele queria dizer o que disse.

Se a Palavra de Deus significa alguma coisa, Ela significa o que diz: Deus fará o que Ele diz, e nós podemos fazer o que Deus nos outorga.

- DIGA "Eu posso"; NÃO DIGA  "Eu não posso".

Você nunca crescerá espiritualmente confessando o que não pode fazer.

Aprenda a declarar o que pode de acordo com o que Deus disse em Sua Palavra, e você começará a crescer espiritualmente.

Paulo diz"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:13)

Paulo nunca falou do que não podia fazer, mas falava do que podia.
  • Creia: que você pode fazer tudo o que Deus diz.
  • Creia: que você é o que Deus afirma que você é.
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37)

SOMOS VITORIOSOS
Somos sempre cristãos triunfantes quando cremos na Palavra de Deus: "Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento." (2 Coríntios 2:14)

Se Deus era com Moisés, Ele também será conosco. Quando prometeu ser com Josué como fora com Moisés: "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei."(Josué 1:5)
Ele queria dizer que seria conosco assim como fora com Moisés.


- SOMENTE PESSOAS SIMPLES - COMO VOCÊ  E  EU

Moisés, Daniel, Davi, Elias, Pedro e Paulo eram do mesmo material que nós. Eles eram pessoas simples como você e eu.

"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra." (Tiago 5:17)

Homens e mulheres que foram usados por Deus em outras gerações eram apenas pessoas simples como você e eu.

Eles se renderam a Deus, creram em Suas Palavras e as concretizavam.

Isso é precisamente o que você precisa fazer; e, quando, o fizer, perceberá os resultados.

 
- VAZIO DE  SI MESMO - PLENO DE DEUS

Quando eu era bem jovem, uma senhora querida me disse: "Sim, você pode ter mais de Deus, quando Deus puder ter mais de você".

Este é o principio de Deus na consagração de nossa vida a Ele.

O Senhor sempre usou os homens que se submeteram totalmente a Ele. Deus o usará na medida de sua consagração a Ele.

Deus quer despertar-nos para o fato de que temos de encarar o mundo e servi-Lo segundo a sua necessidade hoje, como Pedro o fez em seu tempo.

Hoje é o nosso dia de servir. Arregace as mangas, saia e liberte os cativos. Abra os olhos dos cegos, destampe os ouvidos dos surdos, rompa as algemas da doença.

O mundo conta com seu socorro. Você tem esse poder em seu vaso. Esse poder lhe é dado. Exerça-o hoje! Comece hoje, pondo-o em atividade representativa em Nome de Jesus, é no lugar dEle.

DEUS QUER USÁ-LO!

Se você obedecer à Sua Palavra, pondo-A em atividade, tudo lhe será possível.

"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1:37)
"Nada vos será impossível." (Mateus 17:20)
 
  • Quando Deus chamou Moisés, Ele precisava de um homem obediente a quem pudesse usar.
  • Quando chamou Josué, Ele precisava de um homem.
  • Quando chamou o pastor de ovelhas, Davi, Ele precisava de um homem.
  • Quando Deus chamou Samuel (ainda menino), precisava de um homem.
  • Quando chamou João Batista, precisava de um homem.
  • Quando Pedro foi ungido em Pentecostes. Deus precisava de um homem.

Os homens sempre se utilizam de métodos, mas Deus se utiliza de homens.

- DEUS VAI USÁ-LO

Deus precisa de homens para hoje. Ele quer escolhê-los dentre pessoas simples como você e eu. Seja o instrumento de Deus para hoje.

"...Quem sabe se para tal tempo como este (hoje) tu chegaste a este reino?" (Ester 4:14)



"E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder [poder e autoridade] sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.... E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte." (Lucas 9:1-2,6)

"E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios." (Marcos 3:14-15)


- O MINISTÉRIO DA AUTORIDADE

As palavras de Jesus são impressionantes quando aceitas como foram faladas. Elas são claras e poderosas.

"E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade." (Lucas 4:32)

Como é grande o desafio de aceitarmos Suas palavras exatamente como Ele as falou e começarmos a desempenhar o ministério como Ele ordenou!


- PODER CONCEDIDO AO CRENTE

Sempre dizemos a todos que não olhem para nós, prometendo-lhes somente desapontamento se esperarem receber benefício de nós. Dizemo-lhes que não temos coisa alguma.

Pedro falava diferente de nós.

Nós dizemos: "Não olhem para nós, porque não temos nada".

Mas Pedro disse: "Olha para nós (...) o que tenho, isso te dou." (Atos 3:4,6)

- É possível que isso explique a diferença nos resultados?

Depois que Pedro disse ao coxo para levantar-se  e caminhar em Nome de Jesus, explicou que era o poder de Cristo ressurreto que operava o milagre:
"Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, quando este havia resolvido soltá-lo." (Atos 3:12-13)

No entanto, esse poder estava em Pedro, e ele é prometido a cada cristão conforme Atos cap 2 verso 39:

"Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor nosso Deus chamar."

As pessoas, hoje, acham que Pedro fez bem em dizer: "Olha para nós"; mas, se disséssemos o mesmo, seria blasfêmia.

O fato é que os cristãos de hoje têm o mesmo poder e autoridade que Pedro tinha.

Todos os que crêem podem fazer as mesmas coisas que os cristãos faziam ao concretizarem as palavras da comissão de Jesus.

Se estivermos plenos desse poder, também poderemos dizer: "O que tenho, isso te dou", e ver os enfermos e coxos restaurados.

Herodes ouvia falar das obras dos doze discípulos e de seu ministério. Convicto de seus pecados por haver decapitado João Batista, estava em dúvida, porque alguns diziam que João ressuscitara dos mortos; e outros que Elias tinha aparecido; e outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado:
"Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava, e ficou muito perplexo, porque diziam uns: João ressuscitou dos mortos; outros: Elias apareceu; e outros: Um dos antigos profetas se levantou." (Lucas 9:7-8)

Não um profeta ressuscitado, mas somente simples pescadores.

Não foi Moisés quem fez essas coisas. Elias não havia reaparecido. João, que Herodes havia degolado, não ressuscitara dos mortos. Era Pedro, o pescador, um dos discípulos do Senhor Jesus Cristo.

As pessoas, atualmente, são como Herodes naquele tempo. Pensam em grandes homens de Deus ou santos especiais que andaram com Deus e foram usadas por Deus em épocas passadas e devaneiam: "Se um desses ressuscitasse da morte, poderíamos ver grandes coisas".

Deus usou pessoas em outras gerações, mas hoje é o seu tempo. Agora, Ele quer usar você, pois é um cristão.

"Estes sinais seguirão aos que crerem" (Marcos 16:17a). - Isto inclui VOCÊ.

Você diz: "Eu sou tão pequeno e fraco". No entanto, Deus usa pessoas assim.

 
  • Moisés disse isso: "Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?" (ÊXODO 3:11); - "Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu" (Êxodo 4:1); - "Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua" (Êxodo 4:10).
  • Isaías disse isso: "Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!" (Isaías 6:5).
  • Jeremias disse isso: "Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino" (Jeremias1:6).
Como você vê, isso dá a Deus a oportunidade de escolher as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, e as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes (I Coríntios 1:27).

- VOCÊ PODE SER UM VENCEDOR!

Cristão, você pode fazer tudo o que Deus ou Seu Filho, Jesus, autoriza. Se Jesus afirmou: "Imporão as mãos sobre os enfermos, e os curarão", é exatamente isso que acontecerá quando você impuser as mãos sobre os enfermos, confiando que Deus cumprirá Sua Palavra.

Se Jesus declarou: Em meu nome expulsarão demônios, e nos deu autoridade sobre todos os demônios, como a Bíblia afirma, então, ao ordenar que um demônio saia de um endemoninhado, o espírito terá de obedecer-lhe, se você crer e esperar que Deus cumpra Sua Palavra.

Se Jesus queria dizer alguma coisa, Ele queria dizer o que disse.

Se a Palavra de Deus significa alguma coisa, Ela significa o que diz: Deus fará o que Ele diz, e nós podemos fazer o que Deus nos outorga.

- DIGA "Eu posso"; NÃO DIGA  "Eu não posso".

Você nunca crescerá espiritualmente confessando o que não pode fazer.

Aprenda a declarar o que pode de acordo com o que Deus disse em Sua Palavra, e você começará a crescer espiritualmente.

Paulo diz"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:13)

Paulo nunca falou do que não podia fazer, mas falava do que podia.
  • Creia: que você pode fazer tudo o que Deus diz.
  • Creia: que você é o que Deus afirma que você é.
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37)

SOMOS VITORIOSOS
Somos sempre cristãos triunfantes quando cremos na Palavra de Deus: "Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento." (2 Coríntios 2:14)

Se Deus era com Moisés, Ele também será conosco. Quando prometeu ser com Josué como fora com Moisés: "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei."(Josué 1:5)
Ele queria dizer que seria conosco assim como fora com Moisés.


- SOMENTE PESSOAS SIMPLES - COMO VOCÊ  E  EU

Moisés, Daniel, Davi, Elias, Pedro e Paulo eram do mesmo material que nós. Eles eram pessoas simples como você e eu.

"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra." (Tiago 5:17)

Homens e mulheres que foram usados por Deus em outras gerações eram apenas pessoas simples como você e eu.

Eles se renderam a Deus, creram em Suas Palavras e as concretizavam.

Isso é precisamente o que você precisa fazer; e, quando, o fizer, perceberá os resultados.

 
- VAZIO DE  SI MESMO - PLENO DE DEUS

Quando eu era bem jovem, uma senhora querida me disse: "Sim, você pode ter mais de Deus, quando Deus puder ter mais de você".

Este é o principio de Deus na consagração de nossa vida a Ele.

O Senhor sempre usou os homens que se submeteram totalmente a Ele. Deus o usará na medida de sua consagração a Ele.

Deus quer despertar-nos para o fato de que temos de encarar o mundo e servi-Lo segundo a sua necessidade hoje, como Pedro o fez em seu tempo.

Hoje é o nosso dia de servir. Arregace as mangas, saia e liberte os cativos. Abra os olhos dos cegos, destampe os ouvidos dos surdos, rompa as algemas da doença.

O mundo conta com seu socorro. Você tem esse poder em seu vaso. Esse poder lhe é dado. Exerça-o hoje! Comece hoje, pondo-o em atividade representativa em Nome de Jesus, é no lugar dEle.

DEUS QUER USÁ-LO!

Se você obedecer à Sua Palavra, pondo-A em atividade, tudo lhe será possível.

"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1:37)
"Nada vos será impossível." (Mateus 17:20)
 
  • Quando Deus chamou Moisés, Ele precisava de um homem obediente a quem pudesse usar.
  • Quando chamou Josué, Ele precisava de um homem.
  • Quando chamou o pastor de ovelhas, Davi, Ele precisava de um homem.
  • Quando Deus chamou Samuel (ainda menino), precisava de um homem.
  • Quando chamou João Batista, precisava de um homem.
  • Quando Pedro foi ungido em Pentecostes. Deus precisava de um homem.

Os homens sempre se utilizam de métodos, mas Deus se utiliza de homens.

- DEUS VAI USÁ-LO

Deus precisa de homens para hoje. Ele quer escolhê-los dentre pessoas simples como você e eu. Seja o instrumento de Deus para hoje.

"...Quem sabe se para tal tempo como este (hoje) tu chegaste a este reino?" (Ester 4:14)

sexta-feira, 15 de março de 2013

VIDA ETERNA



QUE A GRANDIOSA PAZ E CONSOLAÇÃO DO ESPIRITO DE DEUS ESTEJA COM CADA UM DE NÓS.

QUERIA ABRIR ESTE TEXTO JÁ LOUVADO AO SENHOR POIS ATE AQUI ELE TEM NOS GUARDADO AJUDADO E GUIADO PELA A SUA PALAVRA E SUA MARAVILHOSA GRAÇA QUE OPERA EM CADA UM DE NÓS.. ATRAVEZ DO SEU ESPIRITO O NOSSO AJUDADOR, E QUEM NOS FORTALECE PARA SEGUIR ATE AQUELE DIA TAO DESEJADO..
QUERO DA MEUS SENTIMENTOS E PALAVRA SEGUNDO A PROMESSA QUE TEMOS EM DEUS QUE ATRAVEZ DO SEU AMOR E SUA GRAÇA NOS DEU UM NOVO E VIVO CAMINHO PELO O QUAL É A NOSSA FUTURA REDENÇAO EM CRISTO NOSSO SENHOR.( A FAMÍLIA DA IRMA NEIDE E AS IRMAS AMADAS QUE ACOMPARAM OS BONS E DELICADOS MOMENTOS QUE ESTA SERVA DO SENHOR MESMO PROSTADA EM UMA CAMA NAO ABANDONOU A SUA FÉ E ESPERANÇA NO SENHOR, SABEMOS QUE ESTA PERDA ENTRE NÓS É A CONSEQUENÇIA QUE HERDAMOS EM NOSSA CARNE DOS NOSSOS PRIMEIROS PAIS TERRENO PRIMEIRO ADAO E EVA,PORÉM NOSSO DEUS EM SUA PERFEIÇAO JUSTIÇA E AMOR EM TEMPOS ETERNOS HAVIA REMENDADO ESTE MAL.ONDE SELOU O NOSSO NOVO E VIVO CAMINHO ATRAVEZ DO SENGUNDO ADAO PERFEITO CRISTO JESUS, NOSSO REDENTOR. ONDE PASSAMOS DA MORTE PARA A VIDA..UM NOVA VIDA ETERNA...ONDE TEREMOS NOVOS CÉUS NOVA TERRA,EM UM CORPO PERFEITO E GLORIOSO PELA A GRAÇA AMOR E MISERICORDIA DO SENHOR..

ESTUDO BIBLICO DO DIA
Data:13/03/2013

Um Deus de vivos, não de mortos
E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos." Mateus 22.31-32.

A ESPERANÇA EM CRISTO MESMO DEPOIS DA MORTE

O texto que vamos consederar aqui é exposto para cada um de nós segundo a luz da palavra viva,consoladora,orientadora e de correçao que nosso PAI CELESTE NOS PREPAPAROU EM AMOR.

O QUE ACONTECE QUANDO UMAPESSOA MORRE?

Nós nos encolhemos quando pela primeira vez uma criança nos pergunta: “O que significa morrer?” Temos dificuldades de falar, ou até mesmo de pensar, na morte de alguém que amamos. A morte é o inimigo em comum de todas as pessoas em todos os lugares.

Quais são as respostas para as perguntas difíceis sobre a morte? Há vida após a morte? Será que voltaremos a ver nossos amados que morreram?

1. ENFRENTANDO DESTEMIDAMENTE A MORTE

Todos nós, em determinados momentos, talvez pouco depois do falecimento de um amigo ou pessoa querida, temos a sensação de um vazio no coração, um sentimento de solidão que toma conta de nós e que nos conscientiza da finitude da vida.

Com respeito a um assunto tão importante, tão cheio de emoções, onde podemos aprender a verdade sobre o que acontece quando morremos? Felizmente, parte da missão de Cristo aqui na terra foi libertar “aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte” (Hebreus 2:15). Na Bíblia, Jesus apresenta mensagens confortadoras, e responde claramente a todas as nossas perguntas sobre a morte e a vida futura.

2. A MANEIRA QUE FOMOS FEITOS POR DEUS

Para entender a verdade sobre a morte na Bíblia, precisamos começar do princípio e ver de que maneira fomos feitos por Deus.

“Então o Senhor Deus formou o homem ['adam', hebraico] do PÓ DA TERRA ['adamah', hebraico] e soprou em suas narinas O FÔLEGO DE VIDA, e o homem se tornou UM SER VIVENTE ['ALMA', hebraico]“. Gênesis 2:7 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

Na Criação, Deus formou Adão do “pó da terra”. Ele tinha um cérebro em sua cabeça pronto para pensar; sangue em suas veias pronto para correr. Então, Deus soprou em suas narinas o “fôlego de vida”, e Adão se tornou “ser vivente” [em hebraico, 'alma vivente']. Note cuidadosamente que a Bíblia não diz que Adão recebeu uma alma; ao invés, diz que “o homem se tornou uma alma vivente”. Quando Deus deu o fôlego de vida a Adão, a vida começou a fluir de Deus. A junção do corpo com o “fôlego de vida” tornou Adão “um ser vivente”, “uma alma vivente”. Por essa razão, poderíamos escrever a equação fundamental do ser humano da seguinte maneira:

“Pó da Terra” + “Fôlego de Vida” = “Alma Vivente”
Corpo sem Vida + Fôlego de Deus = Ser Vivente
Cada um de nós tem um corpo e uma mente racional. Enquanto continuarmos a respirar, seremos seres vivos, alma vivente.

3. O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE?

Na morte reverte-se do processo criativo descrito em Gênesis 2:7:

“O PÓ volte à terra de onde veio, e o ESPÍRITO [fôlego de vida] volte a Deus, que o deu”. Eclesiastes 12:7

A Bíblia freqüentemente usa as palavras hebraicas para “fôlego” e “espírito” alternadamente. Quando as pessoas morrem, o corpo se torna “pó”, e o “espírito” (o “fôlego de vida”) retorna para Deus, que foi a sua fonte. Mas o que acontece com a alma?

“Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus,… todas as ALMAS são minhas;… a alma que pecar, essa morrerá”. Ezequiel 28:3, 4; Versão Almeida Revista e Atualizada, 2a Edição
A alma morre! Ela ainda não é imortal; ela pode perecer.

A equação derivada de Gênesis 2:7, ao sermos feitos por Deus, faz o caminho reverso na morte.

“Pó da Terra” – “Fôlego de Vida” = “Uma Alma Morta”
Corpo Sem Vida – Fôlego de Deus = Um Ser Morto

A morte é a cessação da vida. O corpo se desintegra e se torna pó, e o fôlego, ou espírito, volta para Deus. Somos uma alma com vida, mas na morte, nos tornamos apenas um cadáver, uma alma morta, um ser morto. Logo, os mortos não estão conscientes. Quando Deus toma para si o fôlego de vida que Ele nos deu, nossa alma morre. Mas, como veremos mais tarde nessa mesma lição, temos esperança com Cristo.

4. QUANTO SABE UMA PESSOA MORTA?

Depois da morte, o cérebro se desintegra; ele não tem capacidade de saber ou relembrar de coisa alguma. Todas as emoções humanas cessam.

“Para eles, o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram…”. Eclesiastes 9:6

Uma pessoa morta não fica consciente, por isso não percebe nada do que está acontecendo. Eles simplesmente não têm contato algum com os vivos:

Pois os vivos sabem que morrerão, mas OS MORTOS NADA SABEM”. Eclesiastes 9:5

A morte é como um sono sem sonho; na verdade, a Bíblia chama a morte de “sono” em 54 vezes. Jesus ensinou que a morte é como um sono. Ele disse aos Seus discípulos:

“‘Nosso amigo LÁZARO ADORMECEU, mas vou até lá para acordá-lo’. Seus discípulos responderam: ‘Senhor, se ele dorme, vai melhorar’. Jesus tinha falado da sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono. Então lhes disse claramente: ‘LÁZARO MORREU’”. João 11:11-14

Lázaro já estava morto por quatro dias quando Jesus chegou. Mas quando se dirigiram à tumba, Jesus provou que é tão fácil para Deus ressuscitar alguém dos mortos quanto é para nós acordar alguém que esteja dormindo.

É muito confortador saber que nossos amados que já faleceram estão “dormindo”, descansando em paz na confiança em Jesus. O túnel da morte, que nós mesmos poderemos atravessar algum dia, é um sono calmo e paz absoluta.

5. DEUS SE ESQUECE DOS QUE ESTÃO DORMINDO O SONO DA MORTE?

O sono da morte não é o fim da história. Na tumba, Jesus disse a Marta, irmão de Lázaro:

“EU SOU A RESSURREIÇÃO e a vida. AQUELE QUE CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA, VIVERÁ”. João 11:25

Aqueles que morrem “em Cristo” dormem na sepultura, mas ainda têm um futuro brilhante. Aquele que conta até mesmo os cabelos de nossa cabeça e que nos guarda na palma de Sua mão não se esquecerá de nós. Poderemos morrer e voltar ao pó, mas o registro de nossa individualidade permanece claro na mente de Deus. E quando Jesus vier, Ele acordará os justos mortos do sono da morte, da mesma forma que fez com Lázaro.

Não queremos que vocês sejam ignorantes quanto AOS QUE DORMEM, PARA QUE NÃO SE ENTRISTEÇAM COMO OS OUTROS QUE NÃO TÊM ESPERANÇA… Pois dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, E OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO. Depois NÓS, OS QUE ESTIVERMOS VIVOS, SEREMOS ARREBATADOS COM ELES nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. CONSOLEM-SE UNS AOS OUTROS COM ESSAS PALAVRAS”. I Tessalonicenses 4:13, 16-18

No dia da ressurreição, o túnel da morte se parecerá mais com um breve descanso. Os mortos não têm consciência do que está acontecendo. Aqueles que receberam a Cristo como seu Salvador, serão despertados do sono pela Sua maravilhosa voz vinda dos céus.

E a esperança da ressurreição não é a única: temos também a esperança de um lar celestial no qual Deus “enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Apocalipse 21:4). Aqueles que amam a Deus não precisam ter medo da morte. Além da morte está uma eternidade de vida plena com Deus. Jesus tem “as chaves da morte” (Apocalipse 1:18). Sem Cristo, a morte seria uma estrada de mão única que terminaria num estado total de esquecimento. Mas em Cristo há uma esperança gloriosa e radiante.

6. SOMOS SERES IMORTAIS?

Quando Deus criou Adão e Eva, eles foram criados seres mortais, isso é, sujeitos à morte. Se tivessem permanecido obedientes à vontade de Deus, eles nunca teriam morrido. Mas quando pecaram, eles abriram mão de seu direito à vida. Pela desobediência, eles ficaram sujeitos à morte. O pecado deles infectou a raça humana inteira, e já que todos pecaram, todos somos mortais, sujeitos à morte (Romanos 5:12). E não há numa pista na Bíblia de que a alma humana possa existir como uma entidade consciente após a morte

A Bíblia nenhuma vez descreve a alma como sendo imortal, isso é, não sujeita à morte. As palavras gregas e hebraicas para “alma”, “espírito” e “fôlego” aparecem 1.700 vezes na Bíblia. Mas nem mesmo uma vez a alma, o espírito ou o fôlego humano é chamado de imortal. Atualmente, apenas Deus possui a imortalidade.

“Deus… é… O ÚNICO QUE É IMORTAL”. I Timóteo 6:15, 16

As Escrituras deixam claro que as pessoas nessa vida são mortais: sujeitas à morte. Mas quando Jesus retornar, nossa natureza passará por uma mudança radical.

Eis que eu lhes digo um mistério: NEM TODOS DORMIREMOS, mas TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, num momento, num abrir e fechar de olhos, AO SOM DA ÚLTIMA TROMBETA. Pois a trombeta soará, OS MORTOS RESSUSCITARÃO incorruptíveis, e NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e O QUE É MORTAL, DE IMORTALIDADE”. I Coríntios 15:51-53

Como seres humanos, não somos imortais. Mas a segurança do cristão é que nos tornaremos imortais quando Jesus vier a segunda vez a essa terra. A certeza da promessa da imortalidade foi demonstrada quando Jesus irrompeu para fora de Sua tumba e:

“TORNOU INOPERANTE A MORTE e TROUXE À LUZ A VIDA E A IMORTALIDADE por meio do evangelho”. II Timóteo 1:10

A perspectiva de Deus sobre o destino humano é clara: morte eterna para aqueles que rejeitarem a Cristo e se apegarem a seus pecados, ou o dom da imortalidade quando Jesus vier para buscar aqueles que O receberam como Senhor e Salvador

7. ENFRENTANDO A MORTE DE UMA PESSOA QUERIDA

Os medos com os quais naturalmente lutamos quando nos vemos em face da morte se tornam especialmente dolorosos quando alguém de quem gostamos morre. A solidão e o sentimento de perda podem ser dominantes. A única solução para a angústia causada pela separação de uma pessoa amada é o conforto que apenas Cristo pode dar. Lembre-se que nossos queridos estão dormindo, e que nossos amados que descansam serão ressuscitados por Jesus na “ressurreição para a vida” quando Ele vier.

Deus está planejando algumas reuniões maravilhosas. Os filhos serão devolvidos a seus pais, maridos e mulheres se entregarão a um terno e caloroso abraço. As separações cruéis da vida estarão terminadas. “A morte foi destruída pela vitória”. (I Coríntios 15:54).

Alguns acham tão dolorosa a separação de seus queridos que morreram que tentam fazer contacto com eles através de médiuns espiritualistas ou pessoas da Nova Era que se denominam canais de comunicação com os espíritos. A Bíblia nos dá um aviso muito especial sobre as tentativas de aliviar a dor da morte dessa maneira:
Quando vos disserem: ‘Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram’, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?” Isaías 8:19, Versão Almeida Revista e Atualizada, 2a edição.

De fato, por quê? A Bíblia claramente revela que os mortos não têm consciência de nada. A verdadeira solução para a angústia causada pela separação das pessoas amadas é o conforto que apenas Cristo dá. Passar tempo se comunicando com Cristo é a maneira mais saudável para crescer durante os momentos de aflição. Lembre-se sempre que a próxima impressão consciente que virá aos que morrem em Cristo será o som da Segunda Vinda de Cristo despertando os mortos!

8. ENFRENTANDO DESTEMIDAMENTE A MORTE

A morte nos rouba praticamente tudo. Mas uma coisa que ela não pode tirar de nós é a confiança em Cristo, e Cristo pode colocar tudo de volta a seu lugar. A morte nem sempre reinará nesse mundo. O diabo, os ímpios, a morte, e o túmulo perecerão no “lago de fogo” que é “a segunda morte” (Apocalipse 20:14).

Aqui estão quatro sugestões simples para enfrentar destemidamente a morte:

(1) Viva uma vida confiando verdadeiramente na esperança que Cristo dá, e você estará preparado para morrer a qualquer momento.

(2) Através do poder do Espírito Santo, seja obediente aos mandamentos de Deus, e você estará preparado para a segunda vinda, à partir da qual você nunca mais morrerá.

(3) Pense na morte como um curto tempo de sono do qual você será acordado pela voz de Jesus quando Ele vier a segunda vez.

(4) Aprecie a certeza que Jesus nos dá de que teremos um lar celestial com Ele por toda eternidade.

A verdade bíblica liberta uma pessoa do medo da morte porque revela a Jesus, o único que nem mesmo a morte conseguiu vencer. Quando Jesus entra em nossa vida, Ele faz nosso coração transbordar com paz:

“Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou… Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”. João 14:27

Jesus também nos ajuda a lidar com a tragédia de perder alguém muito estimado. Jesus andou pelo “vale da sombra da morte”; Ele conhece as densas trevas que temos que atravessar.

“Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, POR SUA MORTE, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, e LIBERTASSE AQUELES QUE DURANTE TODA A VIDA ESTIVERAM ESCRAVIZADOS PELO MEDO DA MORTE”. Hebreus 2:14, 15

Dr. James Simpson, o grande médico que desenvolveu a anestesia, experimentou uma terrível perda quando seu filho mais velho morreu. Ele sofreu profundamente, como qualquer pai sofreria. Então, ele descobriu um caminho de esperança. No túmulo de seu amado filho, ele erigiu uma lápide e nela escreveu umas palavras que demonstravam Sua esperança e fé nas promessas de Jesus: “Apesar de tudo, Ele vive

Em Cristo, temos esperança de vida após a morte. Ele é “a ressurreição e a vida” (João 11:25), e Ele promete: “Porque Eu vivo, vocês também viverão” (João 14:19). Cristo é nossa única esperança para a vida após a morte. E quando Cristo retornar, Ele nos dará a imortalidade. Nunca mais viveremos sob a sombra da morte, por teremos vida eterna. Você já descobriu em sua vida a realidade dessa grande esperança que pode nos ajudar a enfrentar os momentos mais difíceis?

Pois sim creia e se apegue com fé nestas verdades pois NOSSO REDENTOR VIVER POR ISSO PODEMOS CRER NO AMANHA.

TEXTOS POSTADOS

OREMOS UNS PELOS OUTROS PORQUE

OREMOS UNS PELOS OUTROS PORQUE

A RESPOSTA É:

A RESPOSTA É:

DEUS ETERNAMENTE

DEUS ETERNAMENTE

DEPOSITE SUA ESPERANÇA E

DEPOSITE SUA  ESPERANÇA E

AMADOS

AMADOS

DESEJAMOS SEMPRE

DESEJAMOS SEMPRE